A Bíblia proíbe ou não a comemoração de aniversários?

26/05/2011 11:11

  

Embora algumas religiões não concordem com a celebração de aniversários e datas comemorativas afins tais como o Natal e outras mais, NÃO encontramos na Bíblia nenhuma proibição contra a comemoração de aniversários.

Com o tempo os hábitos e costumes de uma sociedade mudam. E não podemos considerar tudo o que é novo como mau ou pecaminoso.

Por exemplo: ainda existem algumas pessoas que acham que a utilização de carros movidos à gasolina seja algo pecaminoso (não está escrito na Bíblia) e até hoje apenas usam cavalos e carroças. Podemos perceber que nem tudo que não está registrado na Bíblia é em si mesmo errado.

Deus enviou seu único filho para livrar os homens das cadeias do pecado, portanto, seu filho, Jesus Cristo, veio ao mundo pra trazer libertação e nos deixou como mandamento, amar o próximo como a nós mesmo e a Deus sobre todas as coisas. Ou seja, as comemorações de aniversário nada ferem esse mandamento, desde que seja para honra e glória de Deus!

Eclesiastes 12:13 diz que ‘de tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.’

Quer um exemplo: a pessoa que abusa de sua saúde (fumando, bebendo, trabalhando demais etc…) está na verdade transgredindo o sexto mandamento da lei de Moisés: Não matarás! Da mesma forma estará transgredindo o mandamento deixado por Jesus Cristo, que é Amar o próximo como a nos mesmo.

Nos dias de Jesus havia milhares de pequenas leis. Os fariseus se orgulhavam de as seguir todas. Mas Jesus os criticou por esta rigidez e hipocrisia! Mateus 23:23 relata: ‘Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!’

Mas um cuidado precisa ser tomado ao ser celebrado um aniversário: a pessoa (o aniversariante)  deve ser convidada a louvar a Deus por mais um ano de vida e não apenas pensar em receber presentes.

O fato da data do nascimento de Jesus não ter sido revelada, nos mostra que Deus está mais interessado que nós os seus filhos adoremos a Ele como o nosso criador e Salvador, do que estarmos celebrando dias e esquecendo o personagem principal das nossas vidas que é Deus.

Todos nós gostamos de receber presentes. Não há nenhum pecado nisso. O próprio Deus nos ofereceu o maior presente quando nos deu o seu filho Jesus Cristo. ‘Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ’(João 3:16)

Será que nos tornaremos orgulhosos por aceitar o presente de Deus? Não necessariamente. Mas devemos pedir a Deus que nos ajude a sermos humildes e bondosos, mesmo quando estamos nos alegrando em uma comemoração de aniversário.

Portanto amados, não deixei passar a comemoração de seus aniversários nem dos vossos irmãos em cristo, mas antes festeje na presença de Deus e que essa comemoração seja pra honra e glória de Deus. Pois assim está escrito em I coríntios 10:31 que diz: Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.

  

Deixo alguns versículos para meditação dos amados irmãos e em especial a Peterson Luiz, um varão que muito tem trabalhado na obra de Deus e que hoje faz 22 anos. Que Deus nos abençoe! Amém!

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz. Números 6:24-26

Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Salmos 37:4

Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, Efésios 3:20

 

 

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário